Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Meu Clube É a Seleção!

Os pensamentos de uma simples adepta da Seleção Nacional, que não percebe assim tanto de futebol mas que é completamente maluca pela Equipa de Todos Nós.

Devaneios depois do anúncio dos Convocados

Há pouco só pude dar a lista dos Convocados mas agora tenho tempo para reflectir sobre essa lista.

Temos dez ou onze novidades em relação ao Mundia 2006. A lista é, mais jogador, menos jogador, a esperada. A maior surpresa foi, de facto, a ausência de Maniche e de Caneira.

Está-se mesmo a ver que estes dois serão, muito provavelmente, os "pobres rejeitadinhos" deste Campeonato. Contudo, são situações diferentes do que o que aconteceu com o Quaresma e com o Vítor Baía, sobretudo no que diz respeito ao Maniche. Ao fim e ao cabo, este tem sido um titular indiscutível ao longo destes anos, marcou dois golos (espectaculares, diga-se de passagem...) em cada Campeonato Internacional em que entrou, tem sido uma das estrelas. Claro que já se tinha dito antes que o Maniche não estava em grande forma, não tem jogado muito, podia não ser Convocado mas mesmo assim... Não estava nada à espera de o ver fora da lista.

Vou ter "saudades" do Maniche durante o Europeu, dos seus golos como tiros de canhão apontados às balizas adversárias. Tal como tive durante aquele ano em que o Scolari não o Convocou. Ele é um dos meus jogadores preferidos. Ainda por cima, agora que o Jorge Ribeiro também se juntou aos Eleitos, ia ser engraçado termos dois manos a jogar por Portugal.

Outra coisa que me surpreendeu foi a Escolha de Hélder Postiga. Durante o último ano, o Mister quase não o Chamou, jogando o Makukula no seu lugar. Eu suponho que seja pelo facto de este último não estar a jogar no Benfica - ele próprio se queixou disso há poucos dias - enquanto que o Hélder, pelo que dizem, tem estado a subir de rendimento.

Tenho pena que o Ma-Makukula tenha de ver o Euro pela televisão mas estou satisfeita por o Hélder vir. O Hélder é outro dos meus jogadores favoritos. Bastante giro, diga-se de passagem... Só que tem um desempenho um bocado irregular. Quando está em forma, é brilhante. Lembram-se daquele golo fenomenal que ele marcou frente à Bélgica, no ano passado? De resto, não dá muito nas vistas. Se o Scolari acha que ele neste momento está a atravessar uma boa fase...

Em todo o caso mantenho o que disse ontem: moderação nas críticas, pessoal!

Mudando de assunto, antes de terminar, ontem à noite estive no site da Federação (http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/Comunicados/DIVERSOS/convocados_euro2008.pdf) a cuscar as fichas dos Convocados e descobri algumas curiosidades. Entre as quais, que o nome verdadeiro do Miguel é Luís Miguel. Pensava que o seu nome futebolístico era o primeiro nome. Também que descobri que o último nome do Quaresma é Bernardo. O seu nome completo é Ricardo Andrade Quaresma Bernardo. Neste caso, ainda bem que ele ficou só com Quaresma porque eu também não gosto nada do nome Bernardo. Dêem uma espreitadela no site para descobrirem mais cusquices.

Enfim, o estágio começa na próxima Segunda-feira, dia 19.